quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Marcas pesquisadas e publico jovem

"...as cores se tornaram uma grande alavanca dos meios de comunicação no século que findou e continuarão sendo, também no futuro o grande fator de apelo nas mensagens imagéticas." -  A cor como informação - Luciano Guimarães

MARCAS, CORES E JOVENS

Os jovens captam diversos tipos de informações ao mesmo tempo, gostam de se sentir importantes ou úteis para alguma coisa, isso os ajudam na auto estima. São ativos e gostam de desafios constantes e iteração social, seja através do esporte ou qualquer tipo de competição.

Mas por que marcas como a Coca-Cola, Adidas e Nike, fazem tanto sucesso entre os jovens?

Dentro desse contexto, eu atribuo esse sucesso das marcas com o publico jovem ao excesso de publicidade que estão ao redor deles. Nas três marcas pesquisadas, a imagem de um ídolo geralmente do esporte ou da música está presente, em todo lugar que se passa tem uma propaganda ou somente um logotipo, querendo ou não acaba fixando na mente das pessoas, isso faz com que elas se sintam 'em casa' quando vão à algum lugar do Brasil ou do mundo, é o princípio da comunicação mundial.
Claro que apesar da informação excessiva, não devemos ignorar os profissionais que tem grandes ideias que contribem para o sucesso da marca. Eles são os responsáveis pela combinação de cores vibrantes e contrastantes, músicas percursivas ou jingles fáceis de decorar e a utilização de recursos tecnológicos que estão sempre presentes para chamar a atenção do publico alvo.

Voltando à questão das cores, como diz o Professor Luciano Guimarães em seu livro A cor como informação  - "se a comunicação por imagens já possui uma enorme força apelativa, as imagens de exuberante colorido tem uma força ainda maior." não é por acaso que se colocam cores vibrantes em suas propagandas. Cada cor possui uma característica que influencia positiva ou negativamente em nossas vidas, cores frias servem para acalmar, trazer leveza e tranquilidade, quanto que cores quentes servem para estimular e dar animo às pessoas. Ainda citando Fernando Guimarães, "de onde nasce a força que vem das imagens? Por que elas nos fascinam tanto a ponto de nos roubar até de nós mesmos?"
Vendo que os jovens gostam de agitação e desafios, as grandes marcas utilizam combinações de cores que inconcientemente as atraem.

Com base nas pesquisas que realizei sobre cores tendo como referências: o artigo sobre psicodinâmica das cores em comunicação desenvolvido pela estudante Ana Karina de Miranda, Site Webcriações, estudo da psicologia das cores e o próprio livro A cor como informação, farei abaixo uma análise de algumas imagens referentes as marcas pesquisadas e suas formas e cores:

Na imagem ao lado, da Coca-Cola estão presentes as cores laranja, amarelo e o preto e um homem saindo da garrafa. Segundo pesquisas e testes feitos por Lüscher um dos maiores pesquisadores mundiais sobre cores, a cor vermelho-alaranjado  é uma cor ativa e indica desejo e apetite insaciável e na imagem é a cor predominante, além de envolver a busca de algo novo e curioso. O amarelo, é a cor que estimula a atenção por isso foi colocada ao fundo e na parte superior, e está no centro óptico da imagem. Misturando se com o laranja, a cor preta aparece para instigar a curiosidade das pessoas. Por ser uma publicidade esportiva, a figura masculina saindo de dentro da garrafa remete aos nadadores olímpicos. Digo que é uma imagem que traz movimento e energia. 




Já nesta outra, também da Coca Cola, ao contrário da imagem acima, as cores são frias, apesar da cena se passar no Polo norte, onde há a imagem de uma família de ursos, a presença da cor azul além de nos trazer tranquilidade, estimula a razão, e vem juntamente com o branco que favorece a clareza e a verdade. Ou seja é uma imagem para não só atrair os jovens mas suas famílias também. 





Na campanha publicitaria da Adidas abaixo optou-se em trabalhar a imagem em  preto e branco, cores que instiga a curiosidade e mantém as intenções do anonimato e ao mesmo tempo favorece a clareza. Para atrair o publico, foi colocada a imagem de um atleta apontando para a pessoa que está vendo a imagem.   




Nas fotos abaixo, a responsável pela campanha da coleção Originals de 2008 é a empresa 180 Amsterdam, que fez uma ótima campanha, explorando formas geométricas simétricas apresentando na linha clássica e retrô que dão a impressão de perfeição.  

 

Já nas propagandas da Nike, há presença de imagens em preto e branco, e que também dá destaque para o atleta, porém, há presença do amarelo (que aparece chapado, luminoso ou em forma de chamas) e laranja. O amarelo neste caso além de representar a liderança e ambição,estimula o apetite que no caso, denotando 'o apetite de vencer' e o laranja, a liberdade e independência.  A Nike tem seu maior investimento em comerciais.













Fontes extraidas para a pesquisa:
ARTIGO - PSCODINAMICA DAS CORES EM COMUNICAÇÃO - http://www.iscafaculdades.com.br/nucom/PDF/ed12_artigo_ana_karina.pdf

ESTUDOS - PSICOLOGIA DAS CORES -
http://psicologiacores.blogspot.com/

LIVRO A COR COMO INFORMAÇÃO - LUCIANO GUIMARÃES


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