quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Linguagem Visual


A linguagem visual leva a algum entendimento usando símbolos gráficos para gerar um sentimento ou uma idéia na cabeça de quem visualiza a imagem em questão.

Ao compor uma peça de comunicação visual, o designer ou artista estrutura o sentir e o pensar. Na tarefa estão presentes o conhecimento dos elementos visuais como representação de idéias e a organização e a ordenação de tais elementos em uma composição compreensível e, antes de mais nada, LEGÍVEL.
A paixão pela leitura


Quanto mais abstrata a linguagem, mais dificilmente será compreendida com o mesmo significado para um número grande de espectadores, por que cada um tem o seu repertório mental de signos e significados. A linguagem visual é vista por estudiosos como necessária para a formação das pessoas e sua socialização.



"Jogo lúdico da dimensão ótica das formas geométricas, saltam da tela em cores e múltiplos formatos em uma ilusão de tridimensionalidade".
Por: Raquel Crusoé - Professora de Música e Artes


 


A comunicação visual é formada por várias categorias de expressão, que vão desde o desenho a lápis no papel branco até o filme com as técnicas mais avançadas alcançadas pelo cinema. Para esta comunicação ser elaborada, utiliza-se da linguagem visual constituída por diversos elementos gráficos, como o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço (2D ou 3D), o equiíbrio, relação entre luz e sombra, tipo de superfície, etc.


Fontes
Texto:
http://www.linguagemvisual.com.br/


Imagens:
http://www.colaborativo.org/blog/2007/11/26/design-instrucional-estudo-cientifico-sobre-o-significado-dos-graficos/
http://raquelcrusoe.blogspot.com/2009/11/o-jogo-ludico-da-dimensao-otica-em-uma.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário