terça-feira, 6 de setembro de 2011

Gestalt





De origem germanica, a Gestalt é uma teoria da psicologia que possibilitou o estudo da persepção, da forma. Segundo essa teoria, o cérebro é um sistema dinâmico em que se produz uma interação entre elementos, sendo assim, tem tendências auto-organizacionais dos estímulos recebidos pelos sentidos

Embora esse movimento tenha sido fundado por Max Wertheimer, Kurt Koffka e Wolfgang

Kohler, que desenvolveram as Leis da Gestalt, válidas até os dias de hoje, o conceito de Gestalt foi primeiro introduzido na filosofia e psicologia contemporânea por Christian von Ehrenfels. Para Ehrenfels há duas características da forma – as sensíveis, inerentes ao objeto, e a formais, que incluem as nossas impressões sobre a matéria, que se impregna de nossos ideais e de nossas visões de mundo. A união destas sensações gera a percepção.

Esta doutrina trás a concepção de que não se pode conhecer o todo através das partes e sim as partes por meio do conjunto, só assim o cérebro percebe, interpreta e incorpora uma imagem ou uma idéia.


Leis da Gestalt

Lei da semelhança


Objetos semelhantes tendem a permanecer juntos, seja nas cores, nas texturas ou nas impressões de massa destes elementos. Esta característica pode ser usada como fator de harmonia ou de desarmonia visual.

Lei da Proximidade



Partes mais próximas umas das outras,em um certo local, inclinam-se a ser vistas como um grupo.

Lei da Continuidade




Alinhamento harmônico das formas.Essa lei dita que pontos que estão conectados por uma linha reta ou curva, são vistos de uma maneira a seguirem um caminho mais suave. Em vez de ver linhas e ângulos separados, linhas são vistas como uma só.
Lei da Pregnância



Este é o postulado da simplicidade natural da percepção, para melhor assimilação da imagem. É praticamente a lei mais importante.


Lei do Fechamento


Esta lei está relacionada ao atomismo, pensamento anterior ao Gestalt. Se conhecermos anteriormente determinada forma, com certeza a compreenderemos melhor, por meio de associações do aqui e agora com uma vivência anterior.

Fontes:
Texto
http://www.infoescola.com/psicologia/gestalt/

Imagem
http://design.blog.br/design-grafico/o-que-e-gestalt
http://robertagrijo.blogspot.com/2011/02/imagens-de-gestalt-o-que-estao-vendo.html












Nenhum comentário:

Postar um comentário