terça-feira, 19 de julho de 2011

Coca-Cola - Pesquisa


HISTÓRIA DA COCA COLA

A Coca-Cola, primeiramente batizada com o nome “Pemberton's French Wine Coca”  foi criada em 1884 pelo farmacêutico John Pemberton na cidade de Atlanta nos Estados Unidos, logo após a Guerra Civil americana. Ele havia acabado de participar da guerra e estava disposto a mudar de vida, em busca de uma nova clientela que comprasse suas ideias e medicamentos. Por não ter nenhuma habilidade em vendas, sempre fracassou em suas criações, até conhecer o contador Frank Robinson, que acaba tornando-se sócio.
Era uma bebida anunciada como uma bebida alcólica, intelectual, vigorante do cérebro e tônica para os nervos,  sendo, inicialmente uma mistura de folhas de coca, grãos de nós de cola e álcool. Dois anos mais tarde, devido a interferencias religiosas e o movimento antialcool, Pemberton e Robinson tiveram que procurar outro produto que lhes rendesse dinheiro.
Naquela época existiam os chamados “Pontos de Vendas”, lugares aonde pessoas iam após as compras, para se reunir e tomar sorvetes e xaropes misturados com água carbonada nos mais diferentes sabores, e que possivelmente acabaram dando idéias para a produção de um novo produto.
Tentando se encaixar neste novo padrão, Pemberton passou meses no porão de sua casa em Atlanta, adicionando ingredientes à água carbonada para fazer um xarope e, mandando amostras para a “Jacob’s Pharmacy”, para testar a opinião dos clientes.
Nesse mesmo ano, foi lançada a primeira bebida a base de  xarope com água carbonada, servidos em copos de vidro e misturados na hora de servir e com o nome Coca Cola, criado por Frank Robinson, que utilizou a sua própria caligrafia para fazer o logotipo.

Chegou ao Brasil na década de 40, durante a 2° guerra mundial, trazida por soldados americanos.
PROPAGANDA E MARKETING

Em 1888 devido a problemas de saúde e financieiros Pemberton foi obrigado a vender a fórmula, pelo total de 1.750 dólares e no mesmo ano, Frank Robinson procura pelo empresário e farmacêutico Asa Griggs Candler que acaba comprando a fórmula por 2.300 dólares.


O empresário Asa Griggs Candler acreditava no produto e queria que a Coca-Cola fosse conhecida. Naquela época, não existiam meios de comunicação nacionais e, a grande maioria dos consumidores encontrava-se isolados nas pequenas cidades do interior que visitavam as grandes cidades. Uma das formas encontradas foi o contratar pessoas para distribuir cupons que davam o endereço e um brinde, experimentar de graça a Coca-Cola, fazendo com que os estabelecimentos fossem procurados. Candler também acaba disponibilizando outros brindes nos estabelecimentos, como calendários e posters que serviam como uma forma dos consumidores olharem para o nome da Coca-Cola e lembrar onde compraram.


Candler é considerado o grande gênio por trás da Coca-Cola. Foram suas táticas agressivas de propaganda popularizaram a marca.

Mesmo assim, ele não era infalível. Até 1894 a Coca-Cola era vendida somente em copos abertos de 237 mililitros, diretamente em pontos comerciais.
Foi neste ano que um comerciante chamado Joseph Biedenharn propôs a Candler vender a bebida em garrafas. Candler achou que não faria sucesso e, cinco anos depois, vendeu os direitos de engarrafamento por apenas um dólar.

Após a morte de Candler, seus filhos venderam as fábricas para um grupo de empresários liderados por Ernest Woodruff.

Cinco anos mais tarde o filho de Woodruff, Robert, assume a presidência da empresa. Também um gênio do marketing, assim como Candler, ele foi o responsável por popularizar a Coca-Cola no mundo todo.


MARKETING INCISIVO

Uma das táticas usadas por Woodruff era espalhar o logo da Coca-Cola por todos os eventos possíveis. Ele era adepto de um marketing incisivo. Em uma de suas campanhas, por exemplo, enviou representantes da empresa de porta em porta para instalar um abridor de garrafas de parede, tudo grátis.

O primeiro slogan da marca no Brasil foi: Coca-Cola borbulhante, refrescante, 10 tostões?.

A Coca cola foi responsável pelo primeiro patrocínio de programas no Brasil. O Programa “Um Milhão de Melodias”, na Rádio Nacional, era transmitido às quintas-feiras em horário nobre. A partir daí foram inumeras propagandas e patrocínios. A marca foi tomando espaço mundial.


ESTRATÉGIAS

Uma das grandes estratégias da Coca-Cola no Brasil é o colecionismo, apesar de não ser algo forte como nos Estados Unidos, Canadá e França. Os itens são praticamente os mesmos em todo o mundo, com pequenas diferenças culturais que favorecem as propagandas e os slogans criados em cada país.

Um dos primeiro itens promocionais lançados no Brasil foi a réplica do caminhão que entregava as bebidas na década de 1940, e que atualmente está valendo cerca de R$ 1500,00. Outro item de grande destaque são as miniaturas de garrafinhas em um engradado (Promoção Tampinhas por Garrafinhas).

Outros brindes e artigos de coleção lançados no Brasil:
 No Brasil, os itens mais colecionados são os anúncios originais de época, garrafas, latas, tampinhas, pôsteres e réplicas.

Ioiôs (1985).
Coleção Turma da Mônica Coca-Cola, que consistia em cinco revistas com os personagens de Maurício de Sousa (1990).
Abridor de garrafa com formato de uma garrafa de Coca-Cola (anos 80).
Série Retro Histórica 120 Anos: seis garrafas retratando a evolução no design (2006).
Bola de futebol Coca-Cola (Copa de 1998).
Engradado de mini-garrafas (1983).
Coleção Mini-Craques da Copa do Mundo (1998).
Garrafa prateada Coca-Cola (1998)
Em 1995 as primeiras latas com tema Papai Noel e Natal foram lançadas no Brasil.
Em 2007 foi lançada em edição especial a primeira lata de Coca-Cola na cor azul, criada para o Festival de Parintins que acontece no Amazonas

SLOGANS NO BRASIL1942: "A pausa que refresca"1952: "Isto faz um bem"1957: "Signo de bom gosto"1960: "Coca-Cola refresca melhor"1964: "Tudo vai melhor com Coca-ola"1970: "Isso é que é"1976: "Coca-Cola dá mais vida"1979: "Abra um sorriso. Coca-Cola dá mais vida."1982: "Coca-Cola é isso aí"1988: "Emoção pra valer!"1993: "Sempre Coca-Cola"2000: "Curta"2001: "Gostoso é viver"2003: "Essa é a real"2004: "Viva o que é bom"2006: "O lado Coca-Cola da vida"2007: "Viva o lado Coca-Cola da música"2008: "Cada gota vale a pena"2009: "Abra a Felicidade"2010: "Viva Positivamente"



Apesar de não gostar do refrigerante, sempre gostei das propagandas da Coca-Cola.


As propagandas usam de muita técnica para serem associadas aos produtos. A utilização de cores vibrantes e fundos contrastantes denotam a projeção de um individuo “descolado”, de vida alternativa e repleta de atividades.



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